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1/25/2011

Garry's Mod Brasil (GMBR) - Tutorial completo de controles e tools

Texto e vídeo por Xalalau


ESTE POST ESTÁ SENDO REFEITO E REFILMADO!
[Mostrar Q e C depois]
[Clicar em dupes e saves antes de começar]

1) Todas as dúvidas na descrição, leia a descrição!
2) O tutorial é em uma parte só porque tudo está muito bem conectado
3) Baseado em 2 tutoriais anteriores
3) Modo multiplayer porque td funciona (spray e falar por voz)

Carro normal e entity, cadeira, roda, lata, botão, barril, sofás colados,
Cadeiras zoadas (para remover com z)
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F.A.Q. do GMBR: http://gmbrblog.blogspot.com.br/2011/10/duvidas-frequentes-sobre-gmod.html
Comandos by Valve: https://developer.valvesoftware.com/wiki/Console_Command_List

Controles básicos do jogo
Esc - Menu principal
' - Ativa o console
P - Zoom (Após ativar nas opções)
Z - Desfazer última ação do menu Q (Após ativar nas opções)
Q - Menu de Spawn (Algumas sub-opções usando o botão direito do mouse nos itens)
C - Menu de Contexto (Botão direito do mouse nos players, npcs, ragdolls e props para mais opções)
E - Tecla de interação (aciona botões, portas, entra em veículos, pega itens leves...) (+ Mouse 1: joga os intens)
WSAD - movimentação (+ SHIFT - correr) (+ ALT - andar devagar)
V - Voar (V + SHIFT - Voar rápido) (V + CTRL - Voar devagar)
G - Spray
F - Lanterna
X - Falar
Z - Desfazer última ação
Y/U - Chat geral/time
Espaço - Pulo
CRTL - Abaixar
TAB - Quadro da partida
1,2,3,4,5,6 - Armas

Controles da "arma câmera"
Mouse 1 - Armazena screenshot
Segurar mouse 2 e movimentá-lo - gira e aproxima/distancia a câmera

Controles da physgun ("arma de raio azul")
Mouse 1 - Mover objetos (+E - Girar o objeto) (+E +WSAD - Mover e girar o objeto) (+Shift +E - Girar o objeto de 45 em 45 graus)
Rodela do mouse - Afastar e aproximar o objeto
Mouse 2 - Prender o objeto
Olhar para objetos congelados e apertar R - Descongela

Interação com veículos no geral
WSAD - movimentação
Shift - turbo
Espaço - freio
CTRL - modo de visão

Menu Q
Manipulando os ícones
Spawnlists, browse e search
Weapons, entidades, NPCs, veículos e post processing
Duplicates
Saves
Utilidades
Tools

Menu C
"Player model"
"drawing"
"NPCs"
Propriendades dos NPCs, props, ragdolls e entidades
Spawn rápido de coisas
Uso fácil de tools

Ferramentas
[R funciona em todos na seção Restrições e no tool Inflator]
[Tente usar o botão direito em todos os tools, muitos funcionam]
[Use o menu de contexto (C) para facilitar sua vida]

Eixo (Axis)
Encaixe de Bola (Ball Socket)
Elástico (Elastic)
Hidráulica (Hydraulic)
Motor (Motor)
Músculo (Muscle)
Roldana (Pulley)
Corda (Rope)
Trilho (Slider)
Solda (Weld)
Guincho (Winch)

Balões (Balloons)
Botão (Buttons)
Duplicador (Duplicator)
Dinamite (Dynamite)
Emissor (Emitter)
Bola Flutuante (Hoverball)
Lâmpadas (Lamps)
Luz (Light)
Sem colisão (No Collide)
Propriedades Físicas (Physical Properties)
Removedor (Remover)
Propulsor (Thruster)
Roda (Wheel)

Posicionador de olhos (Eye Poser)
Posicionador de rosto  (Face Poser)
Posicionador de dedo (Finger Poser)
Inflador (Inflator)

Câmera (Camera)
Cor (Color)
Material (Material)
Pintar (Paint)
Rastros (Trails)

Tutorial feito por Xalalau,
http://www.youtube.com/user/vdale007


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